Lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em julho de 2023, o sistema de bilhetagem eletrônica Jaé está se aproximando de sua implementação oficial como o sistema de transporte municipal. O Riocard, atualmente utilizado e ainda válido como Vale Transporte para os trabalhadores da cidade, será completamente substituído pelo Jaé em fevereiro de 2025.
A partir dessa data, o Jaé será o único sistema de pagamento nos transportes públicos da cidade, como ônibus municipais, vans, VLT, BRT e os “cabritinhos” (transporte similar a vans). O Riocard não será mais aceito nesses meios de transporte a partir de 1º de fevereiro de 2025.
Dúvidas comuns sobre o sistema incluem:
- O sistema já está em funcionamento?
Sim, o Jaé já está em operação nos ônibus municipais, enquanto o Riocard continua sendo utilizado em trens, metrôs, barcas e ônibus e vans intermunicipais. Até fevereiro de 2025, os terminais de autoatendimento do Riocard serão removidos das estações de BRT e VLT, exceto nas unidades de Gentileza, Alvorada, Deodoro e Campo Grande.
- É necessário ter um cartão para usar o Jaé?
Não. O sistema oferece uma conta individual, permitindo pagamentos via Pix no aplicativo e o uso de QR Code nos totens localizados dentro dos coletivos.
- Como fica a situação de quem recebe vale-transporte das empresas?
As empresas do Rio de Janeiro precisam cadastrar seus funcionários no Jaé até o dia 31 de janeiro de 2025.
- É possível transferir o saldo do Riocard para o Jaé?
Não. Como os dois sistemas de bilhetagem são diferentes, a recomendação da Prefeitura é que os usuários zerem os créditos do Riocard e adquiram o Jaé o quanto antes.
- Estudantes e idosos terão gratuidade?
Sim. Os estudantes receberão cartões nas escolas municipais, enquanto os portadores de doenças crônicas e pessoas com deficiência cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde também serão beneficiados. As instituições de ensino estadual, federal e universidades já foram notificadas e deverão enviar as informações dos alunos para o Jaé.
Para os idosos, com mais de 65 anos, há a gratuidade no transporte. Eles podem se cadastrar no aplicativo ou visitar uma loja física do Jaé para retirar o cartão. Caso prefiram, podem agendar uma visita através da central de atendimento ou solicitar o cartão com entrega em casa, mediante uma taxa adicional.
Para mais detalhes, o Jaé oferece diversos canais de atendimento, disponíveis em seu site.
Fonte: CBN